Escaladas no Pão de Açúcar

A escalada do Pão de Açúcar pode ser realizada por diversas faces, algumas mais fáceis, outras mais difíceis. Não há caminhadas até o cume. Mas mesmo quem nunca escalou ou tem pouca experiência, com o auxílio de um Instrutor ou Guia de Escalada e equipamentos adequados, consegue escalá-lo pelo caminho mais fácil, chamado Costão do Pão de Açúcar. Para escaladores com experiência a Via dos Italianos ou a Coringa são clássicas da montanha.

Escalada no Pão de Açúcar

Escaladas no Pão de Açúcar para Iniciantes

Uma das subidas mais fantásticas do Rio é a do Costão do Pão de Açúcar. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em montanhismo, apenas muita disposição para encarar a longa subida e os trechos de escalada. A subida é feita parte em trilha, parte em escaladas fáceis por costões de rocha, com um pequeno trecho de escalada mais vertical, de cerca de 20 metros, onde serão usados todos os equipamentos de segurança necessários: cordas, cadeirinhas, capacete e mosquetões. Não se preocupe, pois nossos guias conhecem como a palma da mão o local e lhe auxiliarão nessa aventura.

Toda a atividade, entre escalada e descida, tem duração média de 4 horas dependendo do tamanho do grupo. A recomendação da Federação de Montanhismo é que o grupo tenha no máximo 7 pessoas. Mas se você estiver só, não há problema, nós fornecemos um guia e você pode escolher o dia que quiser. O melhor período para a realização dessa subida é a parte da tarde, quando a parede está na sombra.

Após a chegada ao cume e um merecido descanso, a descida é feita em parte por teleférico (sem custo), em parte por trilha. Um passeio de encher os olhos, com paisagens só vistas pelos aventureiros que seguem por este caminho! Tenha certeza que será um passeio inesquecível!

Escaladas no Pão de Açúcar para Escaladores com Experiência

O Pão de Açúcar é uma montanha fantástica, imponente e com vias de grande qualidade, são mais de 40. Várias de suas vias estão entre as mais clássicas do Rio de Janeiro, entre elas a Via dos Italianos (5º Vsup), a Coringa (3º IV), a Chaminé Stop (4º IV), a Secundo (5º VIIa) e a Lagartão (6º VIIa).

Para aqueles que estão escalando confortavelmente entre V e VI, a Via dos Italianos é a melhor pedida. Ela está entre as 50 vias clássicas no Brasil. Suas enfiadas impressionam pela verticalidade, solidez da rocha e beleza dos movimentos, enquanto a graduação permanece bastante constante.

A junção Italianos-Secundo chega a 270 metros de extensão e normalmente são necessárias seis horas entre caminhada, escalada e descida. Esta é feita em parte por teleférico, parte em trilha. Não se deve subestimar a graduação da Via dos Italianos. O Rio de Janeiro tem uma graduação forte. Quem não está acostumado com a aderência do granito pode estranhar, melhor vir preparado para escalar sexto grau.

Na dúvida, pode-se decidir por uma via mais fácil, como a Coringa. A Coringa é a melhor via de quarto grau no Pão de Açúcar, o que a torna bastante popular. São 100 metros e pelo menos três enfiadas, uma delas quase vertical. Tem uma localização privilegiada, entre paredes verticais, a floresta e o mar. Após escalar a Coringa, pode-se continuar até o cume do Pão de Açúcar pela via Costão (IV grau) ou alguma de suas variantes. O que acrescenta de 20 a 60 metros a mais de escalada no total. Não se deve também subestimar o grau da Coringa, já que suas agarras são por vezes pequenas e a escalada bastante técnica, além do Rio de Janeiro ter uma graduação forte.

Com a Companhia da Escalada, você marca sua escalada no dia que quiser. Durante a semana, sábado, domingo ou feriados. Pode trazer um amigo(a) que nos damos um desconto. A proporção será no máximo de um Guia/Instrutor para cada dois participantes. Nossos Guias e Instrutores são profissionais com muita experiência, incluindo Flavio Daflon, autor do guia de escaladas do Pão de Açúcar . Eles garantirão sua segurança, para que você curta a subida sem preocupações.

Não se preocupe também com o equipamento. Se lhe faltar algo ou você não puder levar, não há problema, é só nos avisar que lhe emprestamos. Se preferir traga apenas a sapatilha de escalada. Cordas, costuras e paradas ficam a cargo do Guia.

Nos siga nas redes

Entre em contato