escalada na Via dos Italianos no pão de açúcar

Escalada na Via dos Italianos no Pão de Açúcar

Escalar a Via dos Italianos no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é o sonho de muitos dos escaladores brasileiros. Afinal, o Pão de Açúcar é uma montanha fantástica, imponente e além do mais, a Via dos Italianos está inclusa no livro 50 Vias Clássicas no Brasil.

A Via dos Italianos é para escaladores que estão escalando confortavelmente pelo menos VI na rocha, tenham domínio dos procedimentos básicos de segurança em vias de várias enfiadas e estejam habituados a escalar em grandes alturas.

Suas enfiadas impressionam pela verticalidade e constância na dificuldade. Mas também pela solidez da rocha e beleza dos movimentos.

A junção da Via dos Italianos com a via Secundo para atingir o cume do Pão de Açúcar chega a 270 metros de extensão e normalmente são necessárias seis horas entre caminhada, escalada e descida. Esta é feita em parte por teleférico (gratuito), parte em trilha.

Não se deve subestimar a graduação da Via dos Italianos. O Rio de Janeiro tem uma graduação forte. Quem não está acostumado com a aderência e as agarras pequenas do granito pode estranhar. Se nunca escalou no Rio, venha preparado para escalar sexto grau ou mais em agarras pequenas.

A Via dos Italianos é para escaladores com ampla experiência em escalada em rocha devido a dificuldade, extensão e exposição.

Outras vias no Pão de Açúcar

Na dúvida, pode-se decidir por uma via mais fácil, como a Coringa. A Coringa é outra via clássica do Pão de Açúcar. Com graduação de IV grau e alguns trechos bem verticais, será necessário escalar de 120 a 150 metros, além de escalaminhar, para alcançar o cume do Pão de Açúcar, que tem 396 metros de altitude. 

Também não se deve também subestimar o grau da Coringa, já que é uma via bastante técnica com agarras pequenas, lances em aderência e possui várias enfiadas. Para completá-la é preciso ter boa experiência em escalada em rocha. Se nunca escalou no Rio, venha preparado para escalar quinto grau.

A única época do ano em que não recomendamos a Coringa é no verão, entre dezembro e março. Nesta época ela está o dia todo no sol e a parede fica bastante quente. Melhor pedida para o verão, e na mesma graduação da Coringa, é o Cantagalo, que está na sombra cedo pela manhã.

Para vias mais fáceis de acesso ao cume do Pão de Açúcar, e na sombra à tarde, veja as escaladas na face leste e no Costão do Pão de Açúcar.

Experts em escalada

Não se preocupe, pois nossa equipe de guias conhece como a palma da mão o Pão de Açúcar e lhe auxiliarão nessa aventura. Realizamos esta atividade desde 1995 e somos os autores do Guia de Escaladas da Urca, com 369 vias mapeadas.

Com a Companhia da Escalada você pode agendar conforme a sua disponibilidade, pois temos saídas privadas, basta fazer a reserva pelo WhatsApp. Pode ser durante a semana, finais de semana ou feriados. Sozinho ou em dupla. Nós temos desconto para duplas. Não se preocupe também com o equipamento. Se lhe faltar algo ou você não puder levar, não há problema, é só nos avisar que lhe emprestamos. Se preferir traga apenas a sapatilha de escalada.

Nos escreva através do botão de WhatsApp e tire suas dúvidas!

O Croqui da Via dos Italianos e o croqui da Coringa estão no Guia de Escaladas da Urca. Com 240 páginas, 369 vias mapeadas e centenas de croquis no Pão de Açúcar, Morro da Urca, Morro da Babilônia e arredores. Inclui vias esportivas e vias tradicionais.