El Cracaton Cracatos
Mais dois Big walls repetidos recentemente: No Garrafão em Teresópolis, Gabriel Cattan, Sergio ´Popo´ e Leonardo ´Popaye´ repetiram a via Crazy Muzungus (A2) em cinco dias. Já no Rio, a via Laracna (A2+) no Pico dos Quatro, na Gávea, foi escalada num total de cinco dias por Arthur Esteves, Felipe Edney e Felipe Dallorto. Arthur, havia feito em maio, junto com a Kika Bradford, provavelmente a primeira repetição da via El Cracaton Cracatos. Um artificial móvel de três enfiadas à esquerda das contenções do Corte de Cantagalo. Veja como foi. E por falar na Kika, agora em agosto, escalou a via Salathe Wall, de 34 enfiadas, no El Capitan, na California. Foram cinco dias e quatro noites na parede. (09.09.09)
Na terça-feira, 6 de maio de 2009, Arthur Estevez e Kika Bradford repetiram a via El Cracaton Cracatos. Esta via fica perto dos pilares do Corte Cantagalo (RJ) e foi uma conquista de Julio Campanela e Eduardo Barão em 1995. Em princípio esta é a primeira repetição dessa via.
Para chegar a base é preciso fazer a chaminé do lado da Calis até uma parada tripla. Essa parada fica bem próxima aos pilares. Na primeira enfiada o guia vai ser descido de baldinho até uma chapa que fica em uma aresta. Do outro lado da aresta tem uma fenda óbvia em A2. Seguindo essa fenda chega-se em dois grampos. Mais alguns lances em cliff, passa uma chapa, mais alguns cliffs e chega-se a primeira parada (P1). O ideal é seguir até uma chapa acima da P1 para evitar o fator de queda alto e ter duas proteções fixas.
Saindo da P1, já com a primeira chapa costurada inicia-se uma fenda óbvia. Essa fenda logo cega, então segue-se por uma fenda à esquerda. Ela é um pouco podre e as proteções não são muito confiáveis, pode ser um A2+. Antes de acabar essa fenda sai em cliff para o lado direito, mais algumas passadas em cliff e chega-se na segunda parada que fica na base do grande diedro e tem dois grampos.
Esse diedro é iniciado em livre e após algumas passadas vai entrar num A2 tranqüilo até um grampo que era o antigo fim da via. A partir desse grampo, Arthur continuou em uma fenda podre e algumas peças no “farelo” (como ele mesmo diz), alguns micros e então virou o grande diedro. Num platô ele bateu mais um grampo dando mais alguns metros a via. Segundo Arthur “Cracaton Cracatos” é uma bela via pra quem quer treinar para vias de Big Wall.
El Cracaton Cracatos 4º A2+ D3
Equipamento recomendado
1 jogo de Camalot até o 5 *
1 jogo de Camalot até o 3 *
1 jogo de Camalot até o 1
* (incluindo os micros)
1 jogo de Alien
1 jogo de Nut
1 Rurp
Cliffs : Talon, Hanger e Hoock
Tricans (Camp) até o 3
Veja o croqui. Um relato completo da aventura você pode ler no blog da Adventure Zone.