Denis Urubko – 15º Oitomilista

Com uma nova via em estilo alpino pela face sudeste do Cho Oyu, Denis Urubko conclui seus quatorze oito mil. No total, abriu três novas vias, fez uma primeira ascensão invernal ao Makalu, usou muito estilo alpino e sempre sem oxigênio.

Denis Urubko, do Kasaquistão, concluiu no dia 11 de maio seus 14 ‘Oitomil’, abrindo uma via em estilo alpino pela face sudeste do Cho Oyu, numa enconsta virgem da montanha. Para Boris Dedeshko, seu companheiro nessa empreitada, foi o primeiro oito mil. Magnífica estréia.

Para Denis, neste ano em que conseguiu sua primeira ascensão invernal ao Makalu com Simone Moro, esta última conquista encerra sua coleção de maneira brilhante. Uma via de 2.800 metros na qual demorou-se uma semana com uma interrupção por mal tempo na metade. só a descida levou três dias.

A enorme face sul do Cho Oyu contava com duas vias anteriores. A Polaca de 1985 que seguia pelo pilar Sul, por onde as cordadas de Maciej Berbeka e Maciej Pawlikowski, e Zygmunt Heinrich e Jerzy Kukuczka fizeram a primeira invernal do Cho Oyu e a primeira invernal de um oitomil. Mais a direita e sete anos antes, em 1978, os austríacos A. Furtner y E. Koblmüller abriram sem autorização – aproveitando uma permissão de trekking – uma linha e inauguraram esta face.

Com esta ascensão Denis Urubko, aos 35 anos, converteu-se no 15º alpinista a conseguir escalar os quatorze picos principais com mais de oito mil metros de altitude. Todos sem oxigênio. Veja no link: www.desnivel.com, no site da Revista Desnivel, uma tabela com os seus cumes e outra com todos os 15 a escalar os 14 oitomil.

Fonte: www.desnivel.com (04.06.09)