Conquistas na face Leste do Morro dos Cabritos

Leia abaixo os comentários e o relato de Stepanhy e Xaropinho, conquistadores de duas recentes vias no Morro dos Cabritos. Estas novas vias são: Heróis dos Cabritos e Mundo Real (clique e veja os croquis).

“A pacificação de algumas comunidades do Rio de Janeiro fez com que o tráfico de drogas e a violência diminuíssem. Mas essas não foram as únicas vantagens, pois com a segurança nos morros, vários lugares estão sendo melhor aproveitados.

Vista geral da parede do Morro dos CabritosE eu como praticante de escalada tenho como exemplo o Morro dos Cabritos e a Agulhinha do Inhangá na Ladeira dos Tabajaras – Copacabana – RJ. Dois ótimos lugares para escalar e que agora estão novamente abertos para a conquista de novas vias. Tanto que eu e meu parceiro Gideão Melo (Xaropinho) já realizamos duas novas conquistas, a Heróis dos Cabritos e Mundo Real na companhia também de mais um amigo, o Flavio Leone. Além da repetição das vias já existentes como a Chaminé Cinqüentenário há outras vias nesta parede, porém não muito freqüentadas devido ao acesso obstruído pelas casas e novos edifícios no entorno da montanha.

Contudo agora podemos praticar e aproveitar esses lugares com liberdade e segurança, já que antes era tudo escondido pelo crime. A experiência de conquistar essas vias foi sensacional, pois o prazer de observar essa vista espetacular do Rio de Janeiro e curtir essa natureza preservada aqui na Zona Sul não tem preço.” Stepanhy Raiol – Tépha.

“No dia 14 de Dezembro de 2010, Eu e Stephany Raiol finalizamos a conquista da Via Heróis dos Cabritos na Face Leste do Morro dos Cabritos – Copacabana – RJ. Eram apenas sete grampos! Mas foram necessárias quatro investidas. Na primeira ida só foi possível colocar um grampo há 15 metros da base – nesse dia conquistamos na sombra boa da tarde, que é perfeita no horário de verão – e descemos pra ir andar de Slackline no Arpoador (Waterline).

No segundo dia foram dois grampos e descemos para o waterline de novo. Esse dia foi num sol de rachar e calor de 32 graus… Terceiro dia, sombra, um lance protegido com um camalot #1, o tempo fechou e somente um grampo foi colocado. Então finalmente em mais uma manhã de sol que só cabrito fica em pedra alcançamos o final da parede Central, no platô de mato que corta a parede em diagonal. Lá ficou sendo o final da via, o último grampo está bem na virada! Dele é possível subir, encordado, até a parte mais plana da rampa e curtir o visual na boa que é incrível. Depois dá pra descer até o grampo pra iniciar o rapel. São três rapéis com uma corda de 60m. O grau sugerido é 3º IVsup E2/E3 D1. 100m. Recentemente voltamos na via e batemos mais três grampos, dois no primeiro lance e outro no lance de IVsup.

Equipos: 6 Costuras, um camolot #1 e uma corda de 60m. Obs.: o grau de exposição da via baixou para E2, mas a parede é pouco frequentada e algumas agarras podem quebrar, muita atenção!

Agradecimentos ao amigo Flávio Leone pelos grampos e a furanga emprestados… No ultimo dia da conquista da Via Mundo Real tivemos a ilustre companhia do amigo Marcio Formiga na cordada com o Flavio Leone. Abaixo a foto no cume com os conquistadores.” Xaropinho.