Como encurtar sua Daisy Chain
Algumas pessoas ficaram assustadas ao assistir o vídeo da Black Diamond sobre os perigos do mau uso da Daisy Chain, aquela solteira regulável com várias alças. É preciso esclarecer em primeiro lugar que no vídeo foram utilizados esparadrapos no lugar das costuras para simular o impacto de uma queda extremamente forte nas costuras dos anéis. Um impacto forte seria prender a daisy num grampo e depois tentar um lance acima do grampo e cair, ou seja tomar uma queda de fator 1, ou maior, encima da daisy, que é estática. Isso é perigoso não somente com a daisy, mas com qualquer outra solteira também. Por não serem dinâmicas, tal impacto gera forças altíssimas, podendo romper fitas de dynema ou nylon. A daisy é um tipo de solteira segura, bastar usar de maneira correta, mas a única solteira dinâmica é utilizar a própria corda de escalada.
De qualquer forma, independente da solteira que você use, faça sempre um backup dela com sua corda de escalada.
Encurtando sua Daisy Chain
Você encurta sua Daisy Chain na ancoragem usando somente um mosquetão?
Se sim, você pode estar em risco… Na eventualidade de um choque imprevisto, o anel costurado pode falhar… Deixando você clipado em NADA! Infelizmente, este não é um truque de mágica. Se você clipar duas alças que estão separadas por apenas uma costura, isso pode acontecer.
Uma visão simplificada: Uma torção na fita pode impedir que isso aconteça. Mas como essa diferença é muito sutil e fácil de errar. A Black Diamond sugere que você utilize o método de dois mosquetões. No caso de uma falha, você estará ainda clipado na fita principal. Escale seguro! (28.06.09)