Acidente no Costão

Na tarde de ontem (03/07) uma pessoa morreu ao tentar subir o trecho de escalada do costão sem a utilização dos equipamentos de segurança e de tênis. Veja o relato na lista da Federação de montanhismo, feita pelo escalador Rodrigo Sampaio Primo, o primeiro a chegar ao local na hora do acidente. E também um vídeo no Portal R7 da Record. (04.07.11)

“Olá lista,

Estava com mais quatro pessoas subindo o costão hoje na parte da tarde. Um homem aparentando uns 30 ou 40 anos com roupa e tênis de corrida passou pela gente um pouco antes do lance de escalada.

Quando chegamos na base do lance ele já estava morto. Não vimos o acidente, mas dois de nós ouviram um barulho que provavelmente foi da queda. O corpo parou depois da queda do lado da trilha um pouco para baixo da base.

Eu estava na frente e fui o primeiro a encontrar o corpo. Não tinha respiração ou pulso. Ao que tudo indica ele morreu na queda. Chegamos no local às 14:45h, calculamos que ele caiu uns 5 ou 10 minutos antes da nossa chegada.

Chamamos o grupo de montanha do Corpo de Bombeiros e também contatamos o Christian Sens, nosso amigo e também escalador, para dar uma força. Ele subiu com os bombeiros que confirmaram o óbito e o corpo foi levado de helicóptero.

Olhando a cena, o local onde encontramos o corpo e as manchas de sangue na rocha, eu e o Chris ficamos com a impressão (apesar de que obviamente não podemos ter certeza) de que ele caiu logo no começo da parte de escalada próximo do primeiro grampo.

Conforme os bombeiros verificaram, o homem não tinha nenhum documento. No bolso apenas um pouco de dinheiro e uma chave.

Meus agradecimentos aos homens do Corpo de Bombeiros que participaram da operação, ao Chris e outros escaladores que se mobilizaram na Praia Vermelha para subir se fosse necessário.

Abraços, Rodrigo.”