1º Repetição da Raja
No sábado 5 de julho, os escaladores Bernardo Collares e Adrian Giassone fizeram a primeira repetição da Raja (7º VIIIa E3 D4). A via está localizada na Pedra do Elefante, em Petrópolis, e é uma conquista de Ralf Cortes, Márcio “Buzina”, Flávio Daflon, Ana Alvarenga, Ingo Müller e Anderson Preguiça, recentemente finalizada.
A via possui 640m, divididos em aproximadamente 16 esticões, o grau sugerido é 7º VIIIa. Os esticões mais fáceis, tipicamente de V ou VI são E3, enquanto que os mais difíceis são E1/E2. A base fica a uns 15 minutos do Abrigo do Elefante (do Ralf Cortes e Ana Alvarenga). A via é exigente, São muitos esticões de VII, variando apenas a letra. O VIII não é obrigatório, porém o problema está logo depois dele, pois há uma seqüência obrigatória bem em pé com agarras/regletes com chances de quebrar. As passadas são bonitas e a queda é limpa. É necessário estar escalando bem 7º grau e com muita vontade de escalar, pois depois de vários esticões difíceis, a seqüência mais puxada está entre P11 e P12.
Bernardo e Adrian entraram na via as 6:33, terminaram as 14:30 e optaram por rapelar, chegando na base as 16:15. Bernardo guiou toda a escalada porém sem encadenar. Uma coisa interessante é que a via quase sempre tem regletes, batentes e agarras, quase nunca fica lisa, em aderência, fugindo ao padrão de Petrópolis em geral. O rapel foi feito com 2 cordas de 60m, exige algum cuidado nos dois ou três primeiros rapeis por causa das fortes diagonais, depois é só seguir as paradas indicadas no croqui.
Saiba mais sobre a conquista da Raja, e o croqui da via. (28.07.08)