Stick Improvisado
Todo mundo conhece pelo menos uma via esportiva em que a primeira proteção está bastante alta e o lance para se chegar até lá não é nada fácil. O Urubu Capenga, na Pedra do Urubu (Urca), e a Sinos, na Serra do Cipó (MG), são dois exemplos clássicos. Nesses casos, há apenas duas opções: escalar e fazer a costura (com muito cuidado para não cair!), ou então costurar do chão e começar em top rope. No segundo caso, um stick pode ser bastante útil. Muitos já o usam, e quem ainda não conhece verá como é fácil fazer um improvisado.
Primeiro, é preciso uma vara de madeira, alumínio ou bambu, com um comprimento que alcance a proteção. Depois, prende-se uma costura na ponta da mesma com a ajuda de um esparadrapo, usando o mínimo necessário. É possível também prender a costura sem o esparadrapo, bastando abrir uma forquilha na ponta da vara para encaixar o mosquetão.
Com a costura presa, basta clipar a corda no mosquetão de baixo. Em seguida, para manter o mosquetão de cima aberto, usa-se um pequeno graveto, de preferência em forma de Y, como na foto. Agora, basta levantar o stick e passar o mosquetão dentro do olhal da proteção. O graveto que prendia o gatilho vai cair e o mosquetão estará clipado. Para finalizar, é só puxar a vara que o esparadrapo irá se soltar. Pronto: hora de se encordar e começar a escalar. Se desejar algo mais moderno, existem sticks manufaturados. É difícil encontrá-los em lojas no Brasil, mas na internet há algumas opções.
- Texto extraído do livro Escale Melhor e com Mais Segurança.
- Reprodução de fotos, desenhos e textos, somente com autorização prévia.