ATUALIZAÇÃO DO GUIA DA FLORESTA

Desde o lançamento da última edição do Guia da Floresta, estamos recebendo emails com atualizações. São vias novas, trocas de grampos, correções e sugestões, além de croquis feitos pelos conquistadores de vias que estão no livro porém sem croqui. As atualizações da edição atual do Guia da Floresta estão disponíveis abaixo.  Aproveitamos e lhe convidamos a fazer comentários sobre qualquer uma das vias do livro ou nos informar sobre novas vias. Você pode dar dicas, sugerir a graduação, comentar sobre a situação dos grampos, sobre a descida, nos informar sobre algum dado impreciso ou incorreto, enfim, o que você achar relevante para melhorarmos os croquis. Entre em contato conosco e dê sua opinião. Ela será útil para a próxima edição do guia.

PICO DA TIJUCA

1) Há uma proteção intermediando o primeiro lance da via Noviça Rebelde, página 47. A primeira proteção que antes estava cerca de 10m da base agora encontra-se mais baixa. (31.05.2023)

ANDARAÍ MAIOR

1) Croqui dos conquistadores da via Cactus Tequila.

PEDRA JOÃO ANTÔNIO

1) Fotos da base e da via Marumbi.

2) Croqui dos conquistadores da via Será Que o Tempo Realmente Passa?

3) Croqui dos conquistadores do Bloco do Toninho.

MORRO DA MOGANGA

1) Croqui dos conquistadores da via Bang-Bang.

2) Croqui dos conquistadores da via Manoel Alves.

3) Um pouco antes do fechamento do Guia da Floresta, foi terminada a via Formiga-de-nós (4º V – 180m) pelos conquistadores Luiz Armando Donza e Kurt Bergan. Por falta de tempo hábil não foi possível fazer um croqui para o livro, mas o croqui dos conquistadores pode ser visto aqui.

CAMPO ESCOLA 2000

1) Croqui dos conquistadores da via Fruto Proibido.

CORCOVADO

1) Artigo sobre proteções móveis na via K2.

2) Video da via Oitavo Passageiro.

3) Croqui dos conquistadores da via Sovacos de Cristo.

4) A via Quarta Dimensão, uma via de 14 enfiadas na face sul do Corcovado, passou por uma reforma em 2018. Ela teve algumas mudanças significativas com relação ao publicado na página 124 do Guia de Escaladas da Floresta. Os lances de artificial em cliff e parafusos são poucos agora. Foram adicionadas mais proteções (chapeletas) a via, portanto há mais lances em A1 agora do que anteriormente, não sendo mais necessário laçar grampos como ocorreu em alguns relatos. Isso vale também para a enfiada que chega a K2, recebeu chapa no lance exposto e liso. Em alguns lances, uma costura rígida como a Panic ajuda, mas não é obrigatório. Sem ela só dá um pouco mais de trabalho alcançar alguns grampos.

Mudança também nas três primeiras enfiadas que estão com um melhor traçado e mais lances em livre e/ou em móvel. O grau da via pode ser agora A2 VI E2 D5, um pouco mais fácil de guiar que anteriormente. Continua A2, porém agora com muitos dos lances em A1/A1+. Esta reforma foi realizada pelos conquistadores da via. O primeiro croqui da via feito pelos conquistadores antes desta reforma pode ser visto aqui: Croqui Quarta Dimensão.  (23.03.18)

5) Via K2: no croqui da página 108 do Guia da Floresta, a quarta parada da via K2 está em uma grande árvore. Esta árvore foi tombada por uma forte ventania, a melhor opção agora é um grampo cerca de 2 metros após a árvore. Nesta mesma via, o terceiro grampo da terceira enfiada está duplicado e no último lance para chegar à P3 o melhor caminho atualmente é o da direita. À esquerda a vegetação fechou a passagem.  (17.05.2014)

6) Um grampo foi adicionado, com autorização dos conquistadores, ao final das fissuras da primeira enfiada da via Fissura do Adeus. Deve-se portanto adicioná-lo ao croqui da página 107 do guia. (2016)

7) Um grampo comum as vias Saint Exupery (7ª enfiada) e Oitavo Passageiro (10ª enfiada) na face sul do Corcovado está danificado devido a uma queda de guia. Este antigo grampo tem o olhal dobrado e sem solda (ou com pouca solda) e, apesar de ter suportado a queda (sem consequências para o escalador), amassou e abriu o olhal. Apesar de ainda ser possível costurá-lo com um Boca de Lobo, melhor seria uma substituição. A Saint Exupery é de 1965 e a Oitavo Passageiro de 1987. (23.03.18).

Outra observação importante é que os dois pitons indicados no croqui do livro (2012), no diedro entre a P2 e P3 não estavam lá em uma repetição de Flavio Daflon e Raoni Chavarry em julho de 2018, porém não são obrigatórios, os móveis são suficientes. O mesmo é válido para o segundo diedro da via (de P3 a P4), é possível escalar sem pitons, neste caso os dois menores Ball Nuts, micro-nuts, micro-friends e cliffs são de grande ajuda. (20.07.18)

Por último, pense em deixar uma corda fixa na base da K2, caso não complete a Saint Exupery e precise voltar.

CONTRAFORTE DO CORCOVADO

1) Croqui dos conquistadores da via Lua de Fel.

2) Croqui dos conquistadores da via Carne Trêmula.

3) Julio Mello e Delson de Queiroz fizeram a substituição da parada dupla comum a várias vias neste setor (Terra do Sem Fim, Claudia Arnaud, Como Nascem os Anjos, etc.). Os grampos antigos estavam muito deteriorados. Esta é a última parada dupla das vias citadas. (23.12.2012)

4) Miguel Monteza fez uma pequena alteração em sua via Planeta dos Macacos (3º IVsup). Ele duplicou a 1a parada (55m) e bateu um grampo no lugar do móvel no 1° lance da segunda enfiada. (17.05.2017)

5) Já nas vias Como Nascem os Anjos (4º IVsup) e Antes do Pôr do Sol (4º VIsup), que antes possuíam paradas simples, agora estão com todas as paradas duplas. A adição de uma chapeleta rapelável da Bonier (Pingo) em cada parada foi autorizada pelos conquistadores. A última proteção antes da P3 foi trocada e agora está 2m à direita. (2019). Ainda na Antes do Por do Sol, ela teve seu início alterado em 2023 pelos conquistadores. Ela agora começa à direita e um pouco mais abaixo do marcado no croqui da página 138. Ao invés de 1 grampo e um lance de III Expo, este novo início conta com 3 chapeletas pingo. Agora, a primeira enfiada possui 5 chapas/grampos até a parada dupla, ao invés de 3. (31.05.2023)

6) A via Meu Ódio Será Sua Herança (4º VI) também teve suas paradas duplicadas. A base da via agora foi transferida para uma grande laca/bloco encostada a parede e de fácil identificação. A última parada dupla foi feita um grampo abaixo da parada indicada no livro, pois o último lance é comum estar molhado. Modificações realizadas pelo conquistador da via Miguel Monteza. (2020)

7) Houve alterações na via Invasões Bárbaras realizada pelos conquistadores da via. De P1 até P5 as paradas agora estão duplas. Foram adicionados grampos/chapas nos seguintes lances: no lance de II grau da 1ª enfiada, no lance anterior e também no lance imediatamente após a P3 e nos lances anteriores e posteriores ao VIIb/A0 da 5ª enfiada. Além disso, fica a sugestão de levar um Camalot 2 para proteger a fenda antes da P2.

DONA MARTA

1) Croqui dos conquistadores das vias do Anfiteatro na face leste.

2) Croqui dos conquistadores da via Subiram Doistiozin na face Sul.

3) Croqui dos conquistadores da via Dona Aderência na face sul.

4) Croqui dos conquistadores da via 1º de Abril na face sul.

5) Croqui dos conquistadores da via Divino Galho na face sul. (03.03.2013)

6) Os conquistadores da via O Segredo do Abismo na face leste adicionaram um grampo para melhorar a proteção na fenda em móvel da primeira enfiada. Além disso, duplicaram a P1. (2017)

7) Na via Nitroglicerina, também na face leste, os conquistadores intermediaram alguns lances onde acharam que o nut não aguentaria uma queda, portanto a via agora tem mais proteções fixas do que aquelas indicadas no croqui do livro.

8) Atenção: Em abril de 2021 recebemos a informação de que um grande desplacamento afetou o início das vias Admirável Mundo Novo e Corações Psicodélicos na face leste do Morro Dona Marta. Há risco de queda de grandes lacas e tais vias devem ser evitadas por enquanto.

ADERÊNCIAS DO SUMARÉ

As vias das Aderências do Sumaré ficaram alguns anos com rara frequência devido a restrição no principal acesso. O acesso foi normalizado de alguns anos pra cá, porém temos relatos de que algumas vias precisam de uma regrampeação. Veja abaixo:

1) A via Solitude está sem o grampo final, que apodreceu completamente. E o grampo no platô próximo a P3 não foi encontrado, pode estar coberto pela vegetação. Entre a P3 e a P4 a Solitude é cortada pela via Rapadura é Doce Mas Não é Mole Não, este é o croqui dos conquistadores.

2) As vias Madame Satã e Insustentável Leveza do Ser, por estarem com alguns grampos fora de condições também tiveram proteções trocadas.

PEDRA DA GÁVEA

1) Croqui dos conquistadores da variante Barato de Badhezir.

2) Croqui dos conquistadores da via Verdura.

3) No Anexo I, na página 312 do Guia da Floresta, faltou listar a via Serpente de Cristal (5º V E2/E3 D1) no Contraforte Noroeste da Pedra da Gávea e seus conquistadores: Cadu Spencer, Antonio Santana e Alexandre Evsukoff.

4) Flavio Daflon e David Ribeiro repetiram a via Cheira-Bife na face leste. Esta via estava sem repetições a muitos anos, talvez décadas. Eles trocaram um grampo e precisaram utilizar os Camalots .5, 2 e 3. A enfiada chave da via, um grande diedro grampeado, na verdade pode ser feito praticamente todo em móvel com um jogo de friends. O restante dos grampos está razoável ou em boas condições, sendo que a maioria deles é de 3/8. A informação que tinhamos era que a graduação seria de 1º II, porém, apesar de muitos lances de segundo grau, a graduação mais próxima seria 3º IV. Veja o traçado da via na face leste e várias fotos aqui.

5) Móveis na via C-100: No Guia da Floresta indicamos alguns lugares na via C-100 onde é possível a proteção com peças móveis e sugerimos levar os Camalots do .5 ao 1 e o 3. Porém, estes não são os únicos lugares onde a proteção móvel é possível e nem as únicas peças que podem ser utilizadas. Levando um jogo do .3 ao 3 e stoppers é possível melhorar a proteção em outros trechos da via também. (02.03.2013)

6) Segundo Arthur Estevez, que tentou repetir a via Anatomia de Um Rosto, na Pedra da Gávea, algumas chapas da via precisam ser trocadas devido a corrosão. Os interessados em repetir esta via devem, portanto, levar equipamento para a troca. (29.05.2013)

7) Na página 240 do Guia da Floresta, no capítulo da Pedra da Gávea, informávamos que uma nova via estava sendo conquistada na face sul. Esta via foi terminada e recebeu o nome Mulheres Que Dizem Sim. Tem 14 enfiadas, aproximadamente 600 metros, sem contar o vara-mato até o cume, e pode ser graduada em 6º VIIb A0 E2 (a confirmar). Veja o croqui e fotos de uma repetição de Flavio Daflon e Ralf Côrtes na Croquiteca da Companhia da Escalada. (10.08.2015)

8) No croqui da via Serpente de Cristal, página 228, deve-se fazer duas correções: 1) Entre a P1 e o lance do Camalot 2, há um grampo que não consta no croqui. Este grampo inclusive é fundamental para permitir o rapel com apenas uma corda. 2) Na quarta enfiada, não há grampo logo após o lance do Camalot .4, ele está mais alto do que o indicado no croqui. É necessário escalar um lance longo e exposto até chegar ao grampo. (31.05.2023)

PICO DOS QUATRO

1) Croqui dos conquistadores da via Gritos da Torre.

2) Video da via Equilibrio Distante.

3) Croqui dos conquistadores da via Presença de Laracna.

4) A única proteção na última enfiada (III) da via A Fortaleza, que era uma chapeleta, foi retirada devido a corrosão, mas até o dia 29/05/2013 ainda não havia sido reposta. A sexta e sétima paradas também estão com apenas 1 grampo, aguardando reposição. Segundo Arthur Estevez e Claudio França que repetiram a via recentemente, o A1 da 3º enfiada deve ser VIIIb e a 4º enfiada deve ser no máximo VIIb. No croqui do Guia da Floresta estes lances estão cotados em VIIIb/c e VIIc, respectivamente. Vamos aguardar novas repetições. (29.05.2013)

5) A via Domador de Calangos Descaldados no Setor Circo tem 6 proteções em chapeleta e não 7 como foi publicado nas páginas 276 e 277 do Guia da Floresta. E ainda no final da via não são dois grampos, apenas um. Diferença notada por Rafael Nonato. (27.09.2014)

6) Ainda no Setor Circo, à direita da via Equilibrista Desequilibrado há uma nova via chamada Gargalhadas (IV, 40 metros). Informação passada por Rafael Nonato. (27.09.2014)

7) Foram trocadas duas proteções que eram originais da conquista e estavam corroídas na quinta enfiada da via Sinfonia dos Delírios no Pico dos Quatro e uma das proteções da quarta parada. A fissura está limpa. (19.08.2015)

CONTRAFORTE DO PICO DOS QUATRO

1) Croqui dos conquistadores da via Canaleta do Mal.

2) Croqui dos conquistadores da via Show de Bola.

PEDRA BONITA

1) Croqui dos conquistadores da via Zaratustra.

2) O CERJ fez a manutenção da via Lionel Terray em agosto de 2018. Tentou ao máximo manter o croqui da reforma feita pelos conquistadores Minchetti e Salomyth em 1967. Foram arrancados 16 grampos e colocadas 15 novas proteções (13 chapas Bonier e dois grampos). Haviam grampos em péssimo estado, outros com olhal para baixo e alguns acrescentados sem autorização. O artificial continua em grampos, mantendo assim o estilo da conquista (pisa na fita e pisa no grampo). Dito isso, há algumas alterações pontuais no croqui do Guia da Floresta. (2018)

ATENÇÃO:

Algumas vias do Maciço da Tijuca possuem grampos de aço inox. Já é notório o caso de dois destes grampos que partiram estando ao lado do mar. Chapeletas de aço inox também se partiram a beira-mar em outras partes do mundo. Mesmo em vias afastadas do mar, a recomendação é que uma cordada nunca deve depender exclusivamente da segurança de apenas 1 (um) grampo inox, por exemplo no caso de rapel ou numa parada. Aliás, qualquer proteção fixa é duvidosa, deve-se pensar sempre num backup. Para sua segurança é vital o escalador saber identificar visualmente um grampo de aço inox. Há um artigo no site da Femerj sobre a substituição de grampos inox por titânio, veja aqui.