ATUALIZAÇÃO DO GUIA DA URCA

As atualizações da edição atual do Guia da Urca estão disponíveis abaixo. Aproveitamos e lhe convidamos a fazer comentários sobre qualquer uma das vias do livro ou nos informar sobre novas vias. Você pode dar dicas, sugerir a graduação, comentar sobre a situação dos grampos, sobre a descida, nos informar sobre algum dado impreciso ou incorreto, enfim, o que você achar relevante para melhorarmos os croquis. Entre em contato conosco e dê sua opinião. Ela será útil para as próximas edições.

Verifique aqui os horários em que o teleférico do Pão de Açúcar está aberto.

Pão de Açúcar – face oeste

1) Devido as obras de construção da tirolesa no Pão de Açúcar, as vias na face oeste que terminam no cume estão com um final ligeiramente diferente do indicado no Guia da Urca. Entre estas vias estão a Via do Italianos, CEPI, Secundo, Cisco Kid e outras. No momento, para chegar ao cume vindo destas vias, será necessário, a partir da última proteção indicada no croqui, seguir à direita um trecho de aproximadamente 20 metros de cabo de aço. Este cabo foi colocado para desviar do trecho em obras e possui proteções fixas para costura, além de uma parada dupla ao final para segurança do participante. (29.08.2023).

2) Temos relato de escaladores que estiveram na via O Velho Oeste no início de 2024 e encontraram a primeira enfiada da via coberta por líquens o que dificulta ou impede a escalada em livre. Possivelmente isso se deve a baixa frequência nesta via e a quantidade de chuvas no verão. (07.04.2024).

Pão de Açúcar – face leste

Sem atualizações no momento.

Pão de Açúcar – face sul

1) Croquis que não constam no Guia da Urca, mas nos foram enviados pelos conquistadores. Não foram verificados pelos autores: Nos Tetos: croquis das vias Ela Disse Adeus e o Pino do Contra Pino e Arranca-Toco. Na Falésia da Árvore: vias Show de Calouros e Os Inocentes.

2) Rascunho do croqui da via Urubu à Vista.

Pão de Açúcar – face norte

Sem atualizações no momento.

Morro da Babilônia

1) Croquis que não constam no Guia da Urca, mas nos foram enviados pelos conquistadores. Não foram verificados pelos autores: Cidade do Sol e Menos Um no Orfanato.

2) Croqui da via Saci-Pererê.

Morro da Urca

Sem atualizações no momento.

Falésias e boulders

1) Croquis das vias Ácido Lático, Entre Ácidos e Ácido Fórmico.

Atenção:

Algumas vias da Urca possuem grampos de aço inox. Já é notório o caso de dois destes grampos que partiram estando ao lado do mar. Chapeletas de aço inox também se partiram a beira-mar em outras partes do mundo. Mesmo em vias afastadas do mar, a recomendação é que uma cordada nunca deve depender exclusivamente da segurança de apenas 1 (um) grampo inox, por exemplo no caso de rapel ou numa parada. Aliás, qualquer proteção fixa é duvidosa, deve-se pensar sempre num backup. Para sua segurança é vital o escalador saber identificar visualmente um grampo de aço inox. Há um artigo no site da Femerj sobre a substituição de grampos inox por titânio, veja aqui. Algumas vias da Urca que possuem grampos de aço inox são a Salomith e o Diedro Phoenix no Babilônia, entre outras.