Croqui Meméia e Ventania

Variante Meméia (3º IV) e Paredão Ventania (2º IIIsup) – Pedra da Gávea – PNT – Rio de Janeiro – RJ

memeia-ventania

ventania

Comentário 1: No final de 2005, Paulo Ney Lyra, Edson Leal e Gustavo Silvano, integrantes do Clube Excursionista Light, pediram autorização de um dos conquistadores (Salomith Fernandes) e do CERJ (Clube Excursinista Rio de Janeiro – a quem a via foi doada), para a regrampeação do Paredão Ventania. Esta escalada conquistada em 1965 e graduada em 2º com IIIsup, estava com alguns grampos podres. Esta via encontra-se descrita no Guia de Escaladas e Trilhas da Floresta da Tijuca, na página 172, Setor da Chaminé Elly, na Pedra da Gávea. Na oportunidade Paulo viu que havia a possibilidade de conquistar uma linha, continuando o Ventania para à direita. Em 2 de abril desse ano, acompanhado dos amigos escaladores Marcia Cristina Dias Moraes e Alexandre Lyra Véo, ele abriu a Variante Meméia. Com 60m., o grau sugerido é 3º IV E2. Os dois primeiros grampos da variante pertencem ao Paredão Ventania (são o segundo e o terceiro) e a partir do sétimo grampo ela segue para uma ancoragem feita em uma árvore grande. Desse trecho em diante, há a opção de rapelar até a base com duas cordas de 60m (ou dois rapéis, se só tiver uma corda de 60m), e a outra opção é por trilha até a “Praça da Bandeira”. Croqui enviado pelos conquistadores.

Comentário 2: A Variante Meméia tornou a Passagem dos Olhos ainda mais divertida: mais escalada e menos carregação. (Hans Rauschmayer).

Comentário 3: O último grampo virou uma parada dupla. Desta forma, faz-se um rapel da árvore grande, que tem uma pedra na frente até a parada dupla (evitando a árvore da beirinha), dá até no platô do Paredão Ventania e do platô ao chão. (Paulo Ney Lyra de Moraes).

Conheça os guias de escalada à venda na livraria da Companhia da Escalada. Pode haver um guia da área em que você deseja escalar. Enviamos para todo o Brasil.