Escalada da pedra da gávea

A Pedra da Gávea é uma das montanhas mais famosas do Rio de Janeiro. Sua subida pode ser feita por uma trilha com lances de escalada ou por vias técnicas. Não é necessário ser escalador para subi-la porém é bastante aconselhável ir com um guia e equipamentos adequados para o trecho de escalada conhecido como Carrasqueira, próximo ao cume. Para aqueles que tem curso de escalada, a sugestão é a via Passagem dos Olhos, uma das 50 vias clássicas no Brasil.

Escalada na Pedra da Gávea para Iniciantes

Uma das subidas mais populares do Rio, a Pedra da Gávea, não exige conhecimento prévio em montanhismo, mas muita disposição para encarar a longa subida e o trecho de escalada, feito com equipamentos.

A subida é praticamente toda em trilha, porém próximo ao cume há um pequeno trecho de escalada mais vertical, de cerca de 40 metros, onde são necessários equipamentos de segurança para os participantes. Não se preocupe, pois nossos guias conhecem como a palma da mão o local e lhe auxiliarão nessa aventura.

Toda a atividade, entre trilha, escalada e descida, tem duração média de 6 a 8 horas dependendo do tamanho do grupo. Se você estiver só, não há problema, nós fornecemos um guia e você pode escolher o dia que quiser. O melhor horário para começar é pela manhhã, para evitar o sol forte e terminar antes do fim do dia.

Uma dica: devido ao grande número de pessoas subindo a Pedra da Gávea nos finais de semana, o que pode gerar longa espera no trecho de escalada, tanto na subida quanto na descida, e risco aos participantes, sugerimos marcar esta subida durante a semana. Assim você poderá curtir a montanha mais tranquilamente e contemplar estas paisagens só vistas pelos mais aventureiros.

Escaladas na Pedra da Gávea para Escaladores com Experiência

A via mais conhecida da Pedra da Gávea é a famosa Passagem dos Olhos, ela está inclusive no livro das 50 vias clássicas no Brasil. Uma via fácil (3º IV C, 150 metros), mas que impressiona pela altura, verticalidade e por ser praticamente toda em horizontal. Há trechos inclusive onde é necessário desescalar, e há também uma parte em cabo de aço. Uma via para escaladores com boa experiência.

São necessárias cerca de uma hora e meia de caminhada para chegar a base e aproximadamente o mesmo tempo para descer do cume caminhando. Portanto deve-se reservar praticamente um dia inteiro para essa escalada.

Há ainda outras vias de escalada na Pedra da Gávea, porém mais difíceis que a Passagem dos Olhos, algumas chegando na casa do sétimo grau e com até 400 metros de extensão.

Independente da via que você escolha, irá se maravilhar com o cume desta montanha, um grande platô com vista das praias da Barra da Tijuca, São Conrado e Floresta da Tijuca.

Com a Companhia da Escalada, você marca sua escalada no dia que quiser. Pode trazer amigos que nos damos desconto para todos. A proporção será no máximo de um guia/instrutor para cada dois escaladores na Passagem dos Olhos. Nossos guias e instrutores são profissionais com muita experiência e garantirão sua segurança, para que você curta a subida sem preocupações.

Não se preocupe também com o equipamento. Se lhe faltar algo ou você não puder levar, não há problema, é só nos avisar que lhe emprestamos sem custo.

Nos siga nas redes

Entre em contato